Gazetas da Restauração

Livre para download a obra “A Gazeta “da Restauração” – Primeiro Periódico Português: Uma análise do discurso ” sobre o primeiro periódico português, edições Livros LabCom.

Sinopse
Como foi introduzido o jornalismo em Portugal? Quais os factores que contribuíram para a génese dessa actividade de disseminação de informação e conhecimento no país? Qual a importância que, nesse contexto, teve a Gazeta apelidada “da Restauração”, primeiro periódico nacional? Do que falava essa Gazeta e como falava dos assuntos que abordava? A que fontes recorreu para produzir informação? A essas e outras perguntas se procura responder neste livro, primeiro resultado substantivo de um projecto de investigação em Jornalismo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e albergado na Universidade Fernando Pessoa e no Centro de Investigação Media e Jornalismo. Os autores, através da análise do discurso, tentam provar a ambição informativa da Gazeta, apesar de vários autores lhe atribuírem, essencialmente, uma intenção propagandística, que, no entanto, e a publicação também teve.

Mais sobre o mesmo assunto Gazetas da Restauração: [1641-1648]. Uma revisão das estratégias diplomático-militares portuguesas edições Almedina.

Esta entrada foi publicada em Jornalismo. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s